Image default
Games Críticas

Unrailed e seus trilhos no Nintendo Switch

Aposto que todos devem concordar com a seguinte frase: a melhor plataforma para se jogar games indie é o Nintendo Switch. Pela sua facilidade da portatibilidade e jogar em uma TV, a Nintendo tem a plataforma ideal para esse tipo de jogo. A pergunta que fica no ar agora é, quais jogos devo trazer para o Switch?

Unrailed pode ser um desses jogos da lista, trazendo uma ideia simples e, ainda assim, desafiadora, com a possibilidade de um cooperativo local e online. Mas o que exatamente Unrailed tem para se tornar um jogo que vale a pena?

Garanta o caminho em Unrailed

Com um objetivo bem simples, Unrailed consegue propor inúmeros desafios quem cada novo mapa gerado. Sua missão é criar o caminho do trem até a próxima estação, independente do que existe no seu trajeto.

Para isso, você precisa limpar o caminho, coletar o material necessário, produzir os trilhos e começar a montar o caminho liberado. Você passará por muitos bloqueios, sejam árvores, pedras, ou até mesmo água, mas não há nada que uma boa estratégia não de conta.

Unrailed - Análise

Mas não pense que o trem vai ficar lá parado esperando a sua boa vontade para terminar. O maquinista tem um horário para cumprir, e você não quer ficar no meio do trabalho dele, né? Então, depois de um tempo, o trem começa a andar, com ou sem trilho. E caso você não tenha terminado seu trabalho, prepare-se para a explosão.

Um trabalho duro, mas não sozinho

A tarefa parece ser bem difícil… e é! Só de ter que construir os trilhos é um processo demorado. Você precisa derrubar arvores, quebrar pedras, coletar o material, lembrando que pode carregar até 3 itens por vez, levar para o trem para a produção dos trilhos e, aí sim, você pode começar a montar o caminho.

Mas você não precisa fazer isso sozinho. Unrailed é um jogo que tem como objetivo incentivar o sistema cooperativo para te ajudar a completar tais atividades durante a sua jogatina.

O jogo permite você jogar dividindo o sofá com alguém ou sua versão online. Coordenação é a palavra chave para o sucesso da missão. A melhor estratégia é sempre alguém coletando o material, enquanto outro vai montando os trilhos e liberando o caminho.

Mas para quem não tem um amigo, não se preocupe. Unrailed permite que você tenha um personagem que segue suas ordens para ajudar no avanço de sua missão. Você precisa definir uma ação para que o NPC possa te ajudar. Quer que ele destrua as pedras? Ele faz. Agora quer que colete todas elas e leve para o trem? Também faz.

Análise - Unrailed

O porém é apenas a necessidade de você ter que ficar cuidando de tudo sozinho ainda, observando o que o NPC já fez, o que você precisa fazer, cuidar da gestão completa desse trabalho pode acabar sendo mais um motivo de dificuldade.

Divertido, porém cansativo

Por mais que novos desafios vão sendo implementados conforme você vai avançando na jogatina, o game começa a ficar muito repetitivo. Como acabei tendo apenas a experiência solo, a inteligência artificial ajuda, mas você sente falta de uma outra pessoa ter o controle dela e conseguir tomar decisões por ela, dependendo da situação.

Outro ponto é a repetição. Infelizmente, por mais que seja um jogo divertido, uma hora começa a cansar. Você pode fazer upgrades no seu trem, colocando novos vagões que ajudam na missão, mas ainda não creio que seja suficiente para te prender por tanto tempo.

Unrailed é um jogo divertido para ser jogado de vez em quando, com amigos ou sozinho, te desafiando a cada nova missão. Mas não pense que você ficará preso nesse jogo por horas e horas. Jogo recebido e avaliado para o Nintendo Switch.

Related posts

Aonuma fala sobre o mundo aberto de Zelda Wii U e como ele será conectado

Kate Silva

Fire Emblem Warriors ganha trailer de lançamento

Thomas Schulze

Mais jogos da Jackbox Games chegarão ao Switch

Luciana Anselmo