Image default
Críticas Games

Freedom Planet tem doses cavalares de ação e diversão

Mascotes fofos, plataforma bidimensional da melhor qualidade, trilha sonora empolgante, doses cavalares de ação e muita, muita diversão.

Por um bom tempo, essa foi a fórmula mágica por trás dos melhores títulos da geração 16 bits. Embora ela tenha dado lugar aos FPS cinzentos e ultra realistas que dominam o mercado moderno dos videogames, ainda há muita gente disposta a reviver todo o carinho e nostalgia dos gloriosos jogos de plataforma de outrora.

Por exemplo, os bons camaradas da GalaxyTrail, responsáveis pelo desenvolvimento de Freedom Planet, mais uma joia da eShop do Wii U, e um título obrigatório para quem busca reviver os tempos de Super Nintendo e Mega Drive.

th_WiiU_FreedomPlanet_Screenshot_02

Para tirar o elefante da sala de uma vez, dizer que Freedom Planet busca inspiração em títulos como Sonic the Hedgehog e Rocket Knight Adventures seria um eufemismo. As protagonistas correm em alta velocidade e fazem loops pelo cenário no melhor estilo do ouriço velocista, mas também atacam e até voam como o roedor de armadura.

O mais impressionante, então, é que o game consiga cortar completamente o ar derivativo e, em apenas alguns minutos de jogo, construa sua própria e carismática identidade, conquistando seu lugar de direito entre os melhores títulos de plataforma no mercado.

maxresdefault-1024x576

Muito desse mérito vem do fantástico design dos níveis, todos bem criativos e repletos de opções e rotas alternativas. É impressionante que muitos deles levem mais do que 10 minutos de progressão linear para serem superados, e ainda assim jamais pareçam repetitivos ou cansativos.

Ajuda, claro, que Freedom Planet conte com uma ótima variedade de personagens, desafios, chefões e recursos. O fator replay é bastante elevado graças aos colecionáveis escondidos pelas fases e, principalmente, por permitir que o jogador escolha entre diferentes protagonistas, cada uma com seus próprios poderes.

As heroínas brilham e são bem desenvolvidas nas divertidas (porém um tanto longas) cenas de corte inseridas entre as fases, mas se você estiver sem paciência, é possível jogar no modo Classic e pular automaticamente todas elas, focando somente na ação incessante.

Qualquer que seja sua escolha, há muito para ver, curtir e apreciar em Freedom Planet. Fãs de plataforma das antigas recebem um belo carinho em suas memórias mais queridas, enquanto os novatos podem descobrir o que faz o gênero ter tanto apelo com a turma mais retrô.

Freedom Planet – Nota 4/5

Produtora: GalaxyTrail
Plataforma: Wii U

Related posts

The Amazing Spider Man 2 é muito mais do que apenas uma adaptação

Rodrigo Estevam

Lançados novos outfits para Zero Suit Samus em Super Smash Bros.

Kate Silva

RePlay #002: As principais notícias da semana no PlayReplay

Rodrigo Estevam