Image default
Críticas Games

Day of the Tentacle Remastered é inevitavelmente apaixonante

Era uma vez um tentáculo roxo que ganhou bracinhos ao ingerir lixo tóxico e, com isso, decidiu que estava apto a conquistar o planeta.

E é isso.

Esta premissa deliciosamente simples e maluca serve como pretexto para um trio de amigos desajustados viajarem no tempo a fim de impedir seus planos de dominação mundial em Day of the Tentacle, um dos mais clássicos adventures.

day

 

Dia da nostalgia

Esse é o tipo de ideia criativa que raramente vemos hoje em dia, mas que fez a alegria dos jogadores lá em 1993, quando Tim Schafer e Dave Grossman conceberam essa deliciosa maluquice.

Depois de relançar e remasterizar (o também excelente) Grim Fandango em 2015, a Double Fine Productions seguiu revirando os arquivos da LucasArts a fim de continuar apresentando a magia dos adventures a uma nova geração de consoles e jogadores. Já foi até confirmado que o próximo remaster da lista será o fantástico Full Throttle!

Felizmente, você terá muito o que fazer até seu lançamento, já que Day of the Tentacle é um daqueles raros jogos inevitavelmente apaixonantes, do tipo que gruda no seu coração e lá estabelece residência por anos a fio.

First-trailer-screenshots-of-Day-of-the-Tentacle-Remastered-620x350-620x350

Seja você um novato ou um veterano ansioso por reviver as memórias de sua juventude em frente ao computador, quando lutava para instalar os vários disquetes do jogo ou para configurar o complicado kit multimídia que rodaria o game em seu inovador CD, é certo que Day of the Tentacle continua tão brilhante hoje quanto era em seu lançamento.

 

Algo novo…

A principal diferença entre a nova versão e a antiga é convenientemente retratada no próprio nome do jogo: o tal “Remastered” não está lá por acaso. Tanto a interface como os gráficos do game foram totalmente retrabalhados, o que deixa o game com uma aparência bastante atual.

dott-5-620x

Seu novo visual está muito bonito e remete a um desenho animado rolando em tempo real na sua tela, mas o que realmente agrada e se destaca é o sumiço dos datados menus e botões para seleção de ações: você sabe, aquele tradicional gameplay que consistia em selecionar ordens como “puxar”, “pegar”, “usar”, “olhar” e tudo mais. Agora os comandos foram simplificados em simples cliques, integrando tudo em uma interface mais elegante. Basta selecionar o objeto de interesse e logo depois a ação desejada.]

 

…e algo antigo

Como os puristas podem não gostar muito do abandono da antiga jogabilidade, foi uma sábia decisão dos desenvolvedores permitir que se alterne entre a versão remasterizada e a clássica de Day of the Tentacle em um único comando.

A transição é impressionante e acontece num piscar de olhos, o que é uma bela conquista técnica por si só! Aliás,é ótimo notar que cada pixel da versão original foi fielmente recriado para o novo game. Todos os detalhes e easter eggs foram preservados, como o computador que esconde a versão completa de Maniac Mansion para jogar quando quiser.

Remastered-Characters-on-Textured-Background-Close-Up-day-of-the-tentacle-38986242-670-547

O mais importante, claro, é que em qualquer uma das versões você encontra o mesmo roteiro afiado, puzzles inteligentes envolvendo viagens no tempo e envio de itens de um protagonista para o outro. Trata-se de um design magistral e, com o perdão do trocadilho, atemporal.

Some a isso uma bela quantidade de extras, como centenas de artes conceituais e comentários de desenvolvedores, e você tem um pacote obrigatório para qualquer entusiasta de adventures e grandes histórias nos videogames.

Day of the Tentacle Remastered – Nota 5/5

Produtora: Double Fine
Plataformas: PlayStation 4 e PC
Plataforma utilizada: PS4

Related posts

Bundle de US$ 46 mil de Grand Turismo Sport vem com carro de verdade

Luciana Anselmo

Dragon Ball FighterZ | Fusão de Zamasu e Vegetto chegam este mês

Luciana Anselmo

Unreal Gold | Jogo está gratuito no Steam e GOG

Luciana Anselmo