Image default
Críticas Games

Análise: Bubble Bobble 4 Friends

A franquia Bubble Bobble começou lá em 1986, no clássico video game da Nintendo, o NES. O game era um jogo plataforma no qual a missão era controlar o dinossaurinho Bub, soltando bolhas nos inimigos e batendo nelas para mandar eles voando para os ares.


Veja também:


Parece bem simples e fácil, não é? Simplicidade era de extrema importância na época por conta do espaço limitado de memória do console.

Agora, a Taito lançou Bubble Bobble 4 Friends exclusivamente para o Nintendo Switch. O mais novo jogo da série permite que até 4 jogadores entrem na brincadeira!

Então bora conferir quais as novidades que esse novo jogo traz e o quão divertido pode ser jogando com mais 3 amigos!

Como começa Bubble Bobble 4 Friends…

Claro que vamos iniciar com a história. Ela começa no quarto de uma criança, quando os bonecos Bub e Bonner estão deitados na cama e ganham vida! Só que Bonner não parece muito feliz com Bub e começa a descer a porrada nele (o que me fez dar uma risada logo de cara). E assim começam as missões de Bub, para parar Bonner com suas maluquices e mostrar que os dois são o brinquedo de Andy (mentira, essa parte era só para fazer referencia a Toy Story).

LOJA PLAYREPLAY

Cada sessão é composta por uma série de fases, com um chefe no fim dela. Cada fase vai evoluindo e escalando a dificuldade conforme você vai se adaptando com os controles que, apesar de básicos assim como eram no clássico, permitindo pular e atirar bolhas, às vezes é necessário você usar as próprias bolhas para criar plataformas e acessar áreas que você não alcançaria com seu pulo básico.

Bubble Bobble 4 Friends

O que dificulta Bubble Bobble 4 Friends mesmo são os inimigos. No começo, a ideia é se adaptar aos controles mesmo, com inimigos que ficam parados e depois introduzindo os monstros que começam a se mexer em padrões simples, como pular no lugar ou ir de um lado para o outro.

Mas avançando o jogo, você vai percebendo que novos inimigos mais complicados vão aparecendo e em lugares estratégicos que, por um deslize ou outro, vão tirar uma vida sua. E sim, esse é daqueles jogos que, tomou uma porrada, perde uma vida!

E o multiplayer?

Esse é o principal foco desse novo jogo: o multiplayer. Sendo o primeiro da série que permite até 4 jogadores simultâneos, controlando os outros personagens como o azulzinho Bob, a amarelinha Peb e a rosa Pab, Bubble Bobble 4 Friends pode ser uma confusão. Só consegui jogar até dois players, e digo que, apesar de poder parecer confuso, torna a fase mais fácil, mas acredito que com quatro jogadores, a coisa pode complicar um pouco mais.

Bubble Bobble 4 Friends

Você já jogou New Super Mario Bros.? O jogo permite também que até 4 jogadores participem da aventura simultaneamente, mas não quer dizer que o jogo seja mais fácil, já que um dos jogadores pode pular na sua cabeça durante algum salto importante, te fazendo cair no buraco.

Com certeza Bubble Bobble 4 Friends deve ter a mesma pegada com mais jogadores, já que as bolhas são obstáculos que podem atrapalhar o trajeto do jogador. Agora, com quatro jogadores soltando bolhas para todos os lados, o caos é garantido, assim como a diversão.

As novidades da série

Claro que já dá pra perceber que os gráficos estão mais modernos, desde sua primeira versão, ele vem acompanhando a evolução gráfica dos consoles. Mas, ainda nessa questão, as cutscenes poderiam ser melhores se levarmos em conta a capacidade gráfica do Nintendo Switch. Alguns modelos dos personagens ficam meio estranhos, ainda mais na cena após derrotar o último chefe, onde Bub fica com o olho um pouco esquisito.

Mesmo assim, durante a jogatina, o visual e as cores destoam muito bem com o fundo escuro, já que eles estão se aventurando à noite no quarto de uma criança e também para ajudar a ver as ondas de vento que existem no cenário.

Bubble Bobble 4 Friends

O que são essas ondas de vento? Você achou que a ideia era só fazer a bolha e ela ia flutuar na sua frente? Que nada, com essas ondas de vento, elas vão em direção onde a brisa sopra, então muitas vezes você precisa subir e ao soltar a bolha, o vento sopra para baixo, tendo que realizar uma manobra rápida para alcançar o ponto mais alto. Essa mecânica vai ficando mais desafiadora no decorrer do jogo e também permite saltos e estratégias mais elaboradas para atingir todos os cantos da fase.

O game é separado por “mundos”, cada um deles representando um canto do quarto da criança, ou seja, uma hora você está no armário de livros dela, outra na beirada da cama, e por aí vai. E cada um desses mundos conta com uma série de cenários e um chefe final. Cada fase tem sua característica e táticas para avançar, assim como seus chefes. Uma coisa que me incomodou é a dificuldade desses vilões ao fim da fase.

Com exceção do último chefe, todos são muito fáceis para derrotar, basta desviar de golpes bem telegrafados e soltar bolha que nem doido nele. O bacana é que cada chefe tem uma especialidade e, assim como nos jogos do Mega Man, você pega um upgrade que representa essa especialidade, seja ela criar bolhas de eletricidade, bolhas bombas ou até mesmo acabar com a brisa do cenário.

Bubble Bobble 4 Friends

O último chefe já é complicado demais! Ele fica trazendo vários inimigos ao mesmo tempo e, se você não fizer o controle disso, vai ter inimigo pra mais de metro no cenário. Após derrotar ele, você é recompensado com seu upgrade e também o Hard Mode. Bonner até muda seu visual para de um demoniozinho. As fases nesse novo modo são diferentes das do modo normal e, claro, são bem mais difíceis, compensando a facilidade que a primeira run.

Vale a pena?

Bubble Bobble 4 Friends é um ótimo jogo para jogar com os amigos e, com a possibilidade de 4 jogadores ao mesmo tempo, a coisa fica mais frenética e divertida. Apesar dos visuais das cenas não serem bem trabalhadas, compensa na jogabilidade, que é simples e prática, e com as possibilidades de desbloquear novos desafios, além de permitir jogar a versão clássica do jogo, que possui pelo menos 100 níveis.

Com certeza, você consegue passar horas e horas jogando, seja sozinho ou com seus amigos e, apesar da simplicidade que é o game, ele apela para todos os públicos, sejam gamers casuais ou hardcore, todos são convidados para essa jogatina!

Related posts

Pokémon | Novo filme ganha novos trailers e diversas informações

Rodrigo Estevam

Multiplayer de Doom no Switch estará disponível via download

Luciana Anselmo

PlayerUnknown’s Battlegrounds | 5 dicas essenciais para a versão mobile

Luciana Anselmo