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6 games que vão te inspirar a produzir seus próprios jogos

Interessantes e inteligentes, esses jogos vão te inspirar a criar seus próprios games

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* Texto de Samuel Almeida

Os dias passam e novos games são lançados, tanto indies quanto profissionais. Cada vez mais temos pessoas que vivem apenas da produção de games que, querendo ou não, é a profissão dos sonhos de muitas pessoas apaixonadas por jogos eletrônicos e programação.

Enquanto jovens do mundo inteiro pretendem seguir carreira no futebol, boa parte dos gamers pretendem seguir carreira no mundo da programação de games. Para a nossa alegria, o mercado brasileiro de videogames tem se desenvolvido muito bem a uma velocidade astronômica, fazendo com que cada vez mais pessoas sintam-se motivadas a iniciar os trabalhos na área de programação.

Jogos simples de sucesso

Separamos uma lista que contém alguns jogos que são considerados simples, mas que fizeram muito sucesso, alguns são atuais, outros nem tanto. O intuito aqui é mostrar que não é necessário ter idéias de gênio e rios de dinheiro para criar um jogo divertido.

Jogo #01: Flappy Bird

Flappy Bird não poderia estar em alguma outra posição da nossa lista, pelo seguinte fato:

  • O jogo foi criado em menos de 3 dias

O game foi criado em um curto período de 2 a 3 dias e lançado nas plataformas mobile para download em meados de 2013. A mecânica do jogo é bem básica e o seu objetivo era bem simples também: não deixar o pássaro colidir com os canos.

Flappy Bird era desafiador, e conseguia viciar os players em pouco tempo, ignorando o fato de que foi removido das lojas de aplicativos no início de 2014. O criador afirmou que excluiu a obra pelo fato de que o jogo se tornou viciante e que isto era um problema para ele e para os jogadores.

Realmente Flappy Bird era muito viciante e com certeza já deixou milhares de pessoas irritadas, e o indie gerava mais de U$ 50 mil por dia.

Jogo #2: Super Mario Bros

Estamos falando de um dos jogos mais jogados da história dos videogames. Lançado pela Nintendo na década de 1980, Super Mario Bros foi sucesso mundial, tendo inúmeras versões do game criado em uma linguagem de programação relativamente simples.

Mario Bros inspirou milhares de produtores a criarem games justamente pela simplicidade em que foi desenvolvido, e até hoje produtores lançam games com gráficos, mecânica e objetivos semelhantes ao Mario Bros, como é o caso do próprio Flappy Bird que provavelmente você deve ter jogado.

Temos hoje vários cursos, aulas no YouTube e artigos na internet que ensinam qualquer pessoa a criar o jogo do zero, justamente pela facilidade de manuseio do código fonte do game.

Jogo #3: 171 Game

Você que está presente no universo dos games, já deve ter ouvido falar no projeto ousado do 171 Game.

Anunciado em 2015 e conhecido como o GTA brasileiro, 171 Game está sendo desenvolvido pelo estúdio Beta Games Group, que é composto por oito jovens programadores. O jogo está sendo produzido sem grandes recursos e podemos afirmar que o resultado até então é fascinante.

Visto que o game estará disponível para ser jogado em 2019, concluímos que 171 Game foi desenvolvido em um período de 4 anos, um ótimo tempo considerando a beleza dos gráficos, jogabilidade e a série de recursos que o jogador terá à sua disposição.

Jogo #4: Slender – The Eight Pages

Slender é um jogo indie de Survival Horror que marcou uma nova era nos jogos de terror, mas não por exibir cadáveres, criaturas horrendas e muito menos por exibir algo relacionado com o ocultismo. O game conseguiu pôr medo nos jogadores por meio da incerteza e imprevisibilidade, além de um cenário nada amigável.

Em Slender você é jogado em uma floresta no meio da noite absolutamente escura de posse de apenas uma lanterna. Você precisa fugir de uma criatura alta e desfigurada, e encontrar oito páginas para conseguir fugir da floresta. O game não possui gráficos chamativos e foi um sucesso no ano de 2012, tendo sido baixado mais de 50 milhões vezes.

Como você pode observar, Slender não é uma super produção, pelo contrário, é um jogo simples, com um objetivo claro e capaz de colocar muito medo e mexer com o psicológico de quem está jogando.

Jogo#5: Minecraft

O que os jogadores mais querem em um jogo? Liberdade!

Minecraft é considerado um dos jogos mais saudáveis e rentáveis da história dos videogames, e isto se deve ao poder de criação que o jogador possui, você simplesmente pode criar qualquer coisa. O orçamento para criar o fenômeno foi muito baixo e o retorno que o game trouxe ao produtor ultrapassa a casa dos milhões de dólares.

Assim como Super Mario, Minecraft é usado por professores de programação como base para ensinar os alunos a desenvolverem seus primeiros games na prática.

Jogo #6: Plants vs Zombies

Para finalizar a lista, citamos Plants vs Zombies, que é um dos poucos jogos da lista que não é Indie, porém se trata de um game com a mecânica, gráficos e jogabilidade relativamente simples. Trata-se de um jogo de Tower Defense, que basicamente consiste em impedir que os inimigos cheguem ao objetivo ou local. Coisa bem simples.

As plantas não devem permitir que os zumbis consigam chegar na propriedade e você terá que posicionar as plantas estrategicamente para que ataquem os zumbis. Plants vs Zombies agradou muitos jogadores e ganhou a continuação com Plants vs Zombies 2 em seguida.

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* Texto de Samuel Almeida

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Games

Pokémon Sword and Shield | Formas Gigantamax da 1ª geração divulgadas

As inéditas formas gigantescas de Pokémon Sword and Shield irão afetar alguns Pokémon da primeira geração também, como Pikachu, Charizard e Eevee.

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O tão aguardado dia do lançamento da oitava geração de Pokémon está cada vez mais próximo. Dia 15 de novembro é a data na qual o mundo finalmente poderá jogar Pokémon Sword and Shield. Obviamente, quanto mais próximos estamos do lançamento dos novos games da franquia, mais novidades temos em nossas mãos. Agora, chegou a vez de recebermos algumas novas formas Gigantamax focadas em Pokémon icônicos da primeira geração.


Veja também:


O primeiro Pokémon apresetnado no trailer foi ninguém menos que a capa de toda a franquia: Pikachu. O mais interessante da sua forma gigante é que ela nos lembra bastante sua encarnação original (bem mais gordinha) lá dos antigos Pokémon Red/Blue/Green. Na forma Gigantamax, sua habilidade é o golpe Elétrico “G-Max Volt Crash“, que causa dano a todos os oponentes e também os paralisa.

Mas não pensem que Pikachu foi o único fofinho a ganhar uma forma gigantesca. Isso porque Eevee, a outra capa dos jogos Pokémon Let’s Go, também teve uma forma Gigantamax divulgada. Quando se transforma, o pêlo ao redor do seu pescoço fica mais macio e seus ataques do tipo Normal se transformam em “G-Max Cuddle. Além de causar dano, esse movimento faz com que Pokémon do sexo oposto se apaixonem, o que pode impedi-los de atacar.

Entre os Pokémon da primeira geração que retornam com formas Gigantamax também temos o aclamado Charizard. Com um visual bem agressivo, o Pokémon de fogo recebe uma habilidade que causa dano a todos os inimigos durante quatro turnos de forma passiva. Este aqui com certeza já é carta marcada da GameFreak, já que a evolução de Charmander também já recebera duas mega evoluções lá na geração XY.

Outros Pokémon clássicos que podem assumir novas formas quando Gigantamax incluem Butterfree e Meowth. As asas de Butterfree se expandem para proporções que lembram bastante o personagem Mothra, da franquia Godzilla. Por sua vez Meowth recebeu o “raio alongador” assim como a forma Alola de Exeggutor e a forma Galar de Weezing.

Entretanto, os Pokémon capazes de assumir formas Gigantamax serão difíceis de encontrar em Sword and Shield. Mas você poderá obter três dos Pokémon divulgados hoje de graça e já no início do jogo. Isso porque quem jogou Let’s Go Pikachu ou Eevee, receberá um Pikachu ou Eevee com a possibilidade de assumir a forma Gigantamax da Wild Area Station. Por sua vez, todos os jogadores que comprarem o jogo até 15 de janeiro de 2020 poderão baixar um Meowth com a forma Gigantamax como um presente misterioso. No entanto, nenhum desses Pokémon especiais é capaz de evoluir.

via Gamespot.

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Críticas

Crítica: The Ninja Saviors: Return of the Warriors chega aos consoles com esplendor

Depois de mais de 25 anos, os ninjas robóticos estão de volta, prontos para acabarem com a tirania que assola o mundo

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The Ninja Saviors é um clássico lançado para Arcade em 1987 e posteriormente sendo portado para Super Nintendo em 1994.

The Ninja Saviors: Return of the Warriors é um remake desse side-scrolling e, como era padrão dos jogos antigos, esse game não está para brincadeira.

O jogo vai requerer muitas horas de dedicação porque a aventura não é brincadeira!

A tirania começa

Para começar, no ano de 1993, Banglar, o presidente dos Estados Unidos, aciona uma lei marcial fazendo com que os militares controlem tudo no país. A população acaba se anestesiando, como se houvesse uma lavagem cerebral e vivem em tal condição até que cientistas rebeldes tentam de tudo para lutar contra essa tirania, criando três robôs ninjas com um único objetivo: acabar com Banglar e o seu reinado de terror.

Os robôs são nomeados como Ninja, o grandão com nunchako; Kunoichi, a ninja equilibrada com suas facas; e Kamaitachi, que apesar de rápido, é mais fraco e utiliza suas correntes com lâminas. Cada personagem tem uma jogabilidade diferente, permitindo novos combos, habilidades diferentes e até mesmo estratégias alternativas para avançar no jogo.

Mais difícil do que parece…

Para começo de conversa, o game começa bem simples, com aquele clássico estilo de side-scrolling beat’em’up, dando porrada em quem vier pela frente. Até chegar o primeiro chefe, que é duro na queda, e é ai que o jogo começa a mostrar suas verdadeiras cores.

Os inimigos de campo são bem simples, na verdade. A maioria deles cai com um soco ou com um combo, o problema real é a quantidade em que eles vem para te encher de porrada. A dificuldade começa quando os inimigos com armas de fogo aparecem no cenário, então corra para eliminá-los antes dos outros.

Já os chefes são bem complicadinhos, cada um tem uma sequência de golpes e métodos diferentes de como derrotá-los. Por exemplo, o primeiro é bem básico, sendo defesa e ataque nos momentos certos. Lá pra frente, você já encontra um chefe que fica invisível ou até mesmo que teleporta.

A dificuldade escala bem mas, com prática, você consegue dominar cada um dos adversários. Porém, tenho que ser sincero: o último chefe foi o único que não consegui derrotar, pois a estratégia é jogar os inimigos em cima dele, o que é um pouco complicado com todos os ataques vindo de vários lugares diferentes.

Vale a pena lembrar que, por questão da programação do jogo, você pode tirar vantagem contra os inúmeros inimigos da tela. Por exemplo, ao agarrar e arremessar um inimigo ou objeto, seu personagem fica invencível por um período durante a animação, ou até mesmo no fim do combo de um ataque. Quando isso acontece, qualquer golpe inimigo passa direto por você.

Uma coisa que me incomodou durante a jogatina foi ver que, mesmo sendo robôs ninjas, os heróis são mais lerdos que os inimigos. Não existe a possibilidade de correr, salvo quando joga com Ninja que, já que ele não pula, o botão de pulo vira um dash. Então, nada de dar dois toques para uma direção e fazer seu personagem correr.

Em compensação, existe uma variedade enorme nos ataques que cada um pode realizar. Além da sequência de golpes parado, você pode fazer ela agachado, e também existe uma habilidade que todos possuem: a bomba. Ela destrói a maioria dos inimigos de uma só vez e, como a explosão pega a tela inteira, é muito boa para controlar a multidão. Para poder utilizar esse golpe especial você precisa carregar a barra que fica abaixo da tela, mas ela não serve só para isso. Ao segurar o direcional para cima, você pode gastar um pouco da barra para usar o golpe especial.

Uma última coisa e um pequeno detalhe que não torna o jogo mais difícil (brincadeira, torna sim), é que ao jogar, você conta apenas com uma vida e, tomar muita porrada e ainda assim, passar de fase, você recupera uma fração dela para o próximo estágio.

… e mais bonito do que aparenta

Por ser um grande clássico da década de 90, The Ninja Saviors: Return of the Warriors decidiu ficar com o estilo de 16-bits, e faz isso de uma forma magnífica, com belas animações, e cenários. Além da trilha sonora que acompanha a adrenalina de hordas e hordas de inimigos enfrentados no caminho. Se você é um fã do estilo retro, com certeza vai amar jogar esse jogo.

Por mais que existam apenas 7 cenários, o game traz grandes desafios para o jogador. E se estiver passando por dificuldades, existe a possibilidade de jogar um co-op com um amigo no sofá ou online. Acredito que, depois de fechar o game, é capaz de liberar mais dois novos personagens. Eles estão no manual do jogo, mas não são jogáveis logo de cara.

The Ninja Saviors: Return of the Warriors é um excelente jogo, apresenta uma dificuldade ótima para desafiar o jogador, co-op com os amigos e, apesar de ser um jogo rápido, vai render muita diversão para você e seus amigos!

The Ninja Saviors: Return of the Warriors
8 Nota
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Prós
  • Co-op local e online
  • Vários personagens com
    jogabilidades diferentes
  • Ótimos gráficos
  • Jogabilidade fácil
  • Estratégias para cada chefe
Contras
  • Invencibilidade
    em certos movimentos
  • Não tem dash para correr
Avaliação
The Ninja Saviors: Return of the Warriors é um game que traz tudo que existia nos anos 90 de bom, com belos gráficos retro, jogatina frenética e dificuldade elevada, além do clássico cooperativo de sofá com os amigos.
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Fortnite | Como desbloquear o estilo extra do Cientista

Saiba como desbloquear o novo estilo extra da skin O Cientista na Temporada X de Fortnite Battle Royale

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A Temporada X de Fortnite Battle Royale está em sua reta final! Faltando pouco mais de 4 dias para o grande evento que promete ser “O Fim”, uma missão de prorrogação foi liberada e, completando três dos novos desafios, você pode desbloquear um estilo extra para a skin “secreta” da décima temporada.


Veja também:


O Cientista, a skin “secreta” da Temporada X de Fortnite, tem papel fundamental na trama do jogo. Responsável pela construção do Foguete nos Galpões Empoeirados, ele parece estar trabalhando ao lado do Visitante, personagem que no passado também usou um foguete na ilha do jogo, resultando na criação das Fendas.

Agora, ao coletar as fitas com gravações do Visitante na Missão Acabou o Tempo, somos apresentados ao que parece ser a introdução do evento que vai rolar no domingo, dia 13 de outubro, às 15 horas (horário de Brasília).

Coletando as Gravações do Visitante

Na Missão Acabou o Tempo, três dos desafios disponíveis pedem que jogadores encontrem e coletem fitas com gravações do Visitante. Ao coletá-las, podemos ouvir a gravação (em português brasileiro!) e ter uma ligeira ideia do que está rolando na ilha de Fortnite.

Cada desafio conta com um trecho do que parece ser uma mensagem mais completa, e para ouvi-la por inteiro é preciso completar os três desafios referentes às gravações.

Desbloqueando o estilo Branco da skin O Cientista

Após coletar as três gravações, antes de começar uma nova partida, acesse o vestiário e equipe o traje O Cientista.

Quando a partida começar, pule do ônibus de batalha e siga em direção aos Galpões Empoeirados. Pouse no galpão mais ao norte, onde está montado o novo Foguete.

Entre no galpão e siga para o computador. Interaja com o terminal para ouvir as três gravações, que juntas formam uma mensagem do Visitante sobre o Ponto Zero e o Loop temporal visto na Temporada X (que, por exemplo, causou a reaparição e o congelamento do Meteoro).

 

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Uma publicação compartilhada por FNReplay | Fortnite (@fn.replay) em

Enquanto estiver ouvindo a mensagem (usando a skin O Cientista), o novo estilo “Branco” será desbloqueado e equipado automaticamente.

Você receberá as novas variantes brancas da skin O Cientista e de seu acessório para as costas.

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