Image default
Games Últimos Destaques

6 games que vão te inspirar a produzir seus próprios jogos

Os dias passam e novos games são lançados, tanto indies quanto profissionais. Cada vez mais temos pessoas que vivem apenas da produção de games que, querendo ou não, é a profissão dos sonhos de muitas pessoas apaixonadas por jogos eletrônicos e programação.

Enquanto jovens do mundo inteiro pretendem seguir carreira no futebol, boa parte dos gamers pretendem seguir carreira no mundo da programação de games. Para a nossa alegria, o mercado brasileiro de videogames tem se desenvolvido muito bem a uma velocidade astronômica, fazendo com que cada vez mais pessoas sintam-se motivadas a iniciar os trabalhos na área de programação.

Jogos simples de sucesso

Separamos uma lista que contém alguns jogos que são considerados simples, mas que fizeram muito sucesso, alguns são atuais, outros nem tanto. O intuito aqui é mostrar que não é necessário ter idéias de gênio e rios de dinheiro para criar um jogo divertido.

Jogo #01: Flappy Bird

Flappy Bird não poderia estar em alguma outra posição da nossa lista, pelo seguinte fato:

LOJA PLAYREPLAY
  • O jogo foi criado em menos de 3 dias

O game foi criado em um curto período de 2 a 3 dias e lançado nas plataformas mobile para download em meados de 2013. A mecânica do jogo é bem básica e o seu objetivo era bem simples também: não deixar o pássaro colidir com os canos.

Flappy Bird era desafiador, e conseguia viciar os players em pouco tempo, ignorando o fato de que foi removido das lojas de aplicativos no início de 2014. O criador afirmou que excluiu a obra pelo fato de que o jogo se tornou viciante e que isto era um problema para ele e para os jogadores.

Realmente Flappy Bird era muito viciante e com certeza já deixou milhares de pessoas irritadas, e o indie gerava mais de U$ 50 mil por dia.

Jogo #2: Super Mario Bros

Estamos falando de um dos jogos mais jogados da história dos videogames. Lançado pela Nintendo na década de 1980, Super Mario Bros foi sucesso mundial, tendo inúmeras versões do game criado em uma linguagem de programação relativamente simples.

Mario Bros inspirou milhares de produtores a criarem games justamente pela simplicidade em que foi desenvolvido, e até hoje produtores lançam games com gráficos, mecânica e objetivos semelhantes ao Mario Bros, como é o caso do próprio Flappy Bird que provavelmente você deve ter jogado.

Temos hoje vários cursos, aulas no YouTube e artigos na internet que ensinam qualquer pessoa a criar o jogo do zero, justamente pela facilidade de manuseio do código fonte do game.

Jogo #3: 171 Game

Você que está presente no universo dos games, já deve ter ouvido falar no projeto ousado do 171 Game.

Anunciado em 2015 e conhecido como o GTA brasileiro, 171 Game está sendo desenvolvido pelo estúdio Beta Games Group, que é composto por oito jovens programadores. O jogo está sendo produzido sem grandes recursos e podemos afirmar que o resultado até então é fascinante.

Visto que o game estará disponível para ser jogado em 2019, concluímos que 171 Game foi desenvolvido em um período de 4 anos, um ótimo tempo considerando a beleza dos gráficos, jogabilidade e a série de recursos que o jogador terá à sua disposição.

Jogo #4: Slender – The Eight Pages

Slender é um jogo indie de Survival Horror que marcou uma nova era nos jogos de terror, mas não por exibir cadáveres, criaturas horrendas e muito menos por exibir algo relacionado com o ocultismo. O game conseguiu pôr medo nos jogadores por meio da incerteza e imprevisibilidade, além de um cenário nada amigável.

Em Slender você é jogado em uma floresta no meio da noite absolutamente escura de posse de apenas uma lanterna. Você precisa fugir de uma criatura alta e desfigurada, e encontrar oito páginas para conseguir fugir da floresta. O game não possui gráficos chamativos e foi um sucesso no ano de 2012, tendo sido baixado mais de 50 milhões vezes.

Como você pode observar, Slender não é uma super produção, pelo contrário, é um jogo simples, com um objetivo claro e capaz de colocar muito medo e mexer com o psicológico de quem está jogando.

Jogo#5: Minecraft

O que os jogadores mais querem em um jogo? Liberdade!

Minecraft é considerado um dos jogos mais saudáveis e rentáveis da história dos videogames, e isto se deve ao poder de criação que o jogador possui, você simplesmente pode criar qualquer coisa. O orçamento para criar o fenômeno foi muito baixo e o retorno que o game trouxe ao produtor ultrapassa a casa dos milhões de dólares.

Assim como Super Mario, Minecraft é usado por professores de programação como base para ensinar os alunos a desenvolverem seus primeiros games na prática.

Jogo #6: Plants vs Zombies

Para finalizar a lista, citamos Plants vs Zombies, que é um dos poucos jogos da lista que não é Indie, porém se trata de um game com a mecânica, gráficos e jogabilidade relativamente simples. Trata-se de um jogo de Tower Defense, que basicamente consiste em impedir que os inimigos cheguem ao objetivo ou local. Coisa bem simples.

As plantas não devem permitir que os zumbis consigam chegar na propriedade e você terá que posicionar as plantas estrategicamente para que ataquem os zumbis. Plants vs Zombies agradou muitos jogadores e ganhou a continuação com Plants vs Zombies 2 em seguida.

Compartilhe!

* Texto de Samuel Almeida

Related posts

Derrote zumbis na base do drible em Zumbi Olé

Rodrigo Estevam

Como é jogar sendo desenvolvedor de jogos digitais?

Fabiano Naspolini

São Paulo vai ter torneio oficial de Mario Kart 8

Rodrigo Estevam