Image default
Tecnologia Últimos Destaques

4 formas de proteger seus arquivos e pastas com senha

A precaução é a única defesa contra ameaças e hacks online. Com os ataques cibernéticos cada vez maiores, a necessidade de proteger suas informações está sempre presente.

Existem várias maneiras de proteger seus dados. Uma das melhores maneiras de fazer isso em seu PC é proteger com senha seus dados confidenciais, como arquivos e pastas, e mantê-los mais seguros contra potenciais ameaças.

Neste artigo, compartilharemos 4 formas de como proteger com senha arquivos e pastas em seu PC no Windows 10.

1. Usando a criptografia do Windows

O Windows 10 tem uma opção nativa para criptografar e descriptografar pastas. Este método não colocará uma senha, porém impedirá que outras contas de usuário consigam acessar o conteúdo protegido.

Depois de criptografar uma pasta, ela só poderá ser acessada por meio de sua conta de usuário. Esta é uma excelente opção para quem compartilha o seu computador com outros usuários e deseja ter um pouco mais de privacidade. É assim que funciona:

  1. Clique com o botão direito na pasta (que deseja proteger) e selecione “Propriedades”;
  2. Na guia “Geral”, clique no botão “Avançado” e ative “Criptografar conteúdo para proteger os dados”;
  3. Em seguida, clique em “OK” para aplicar os atributos de criptografia à pasta.
Manter seus arquivos protegidos é essencial (Crédito: Unsplash)
Manter seus arquivos protegidos é essencial (Crédito: Unsplash)

2. Usando o software nativo BitLocker

Versões recentes do Windows vêm com um recurso embutido de criptografia chamado Bitlocker. Você pode usá-lo para proteger com senha qualquer pasta do sistema, contanto que não seja uma parte crítica do sistema do Windows 10.

O BitLocker não faz parte da edição Windows 10 Home, está disponível apenas nas edições Pro, Enterprise e Education do Windows 10. As etapas a seguir o orientarão sobre como configurar o BitLocker:

  1. Digite “BitLocker” na barra de Pesquisa do Windows e abra o aplicativo “Gerenciar BitLocker”;
  2. Em seguida, clique em “Ativar BitLocker” para a unidade que deseja proteger com senha em seu PC com Windows 10;
  3. Quando for solicitada a opção de desbloquear, selecione “Digite uma senha”; isso solicitará que você forneça uma senha;
  4. Assim que a configuração for concluída, da próxima vez, sempre que reiniciar o PC, você terá que inserir a senha escolhida para acessar essa unidade.

Para proteção adicional, você também pode usar uma rede VPN para criptografar suas informações online. Dessa forma, usando as 3 melhores VPNs para PC Windows você garante que seus dados virtuais também estarão protegidos.

Essa é uma solução extremamente interessante para quem tem preocupações além da segurança no seu dispositivo e deseja ter uma maior privacidade online.

3. Usando WinRAR

As ferramentas de compactação de arquivos como WinRAR, WinZip, entre outras, oferecem a opção de compactar uma pasta e adicionar proteção por senha a ela por meio de opções de arquivamento. Veja como fazer. Isso no WinRar:

  1. Instale o “WinRAR” no seu PC;
  2. Assim que a instalação for concluída, você verá uma opção “Adicionar ao arquivo” (ou semelhante) no menu de contexto do Windows Explorer;
  3. Vá em frente, clique com o botão direito na pasta de destino e escolha essa opção;
  4. Agora selecione “Definir senha” na caixa de diálogo “Nome do arquivo e parâmetros”;
  5. Na próxima opção, forneça uma senha e selecione “OK”.

Da próxima vez, se você quiser descompactar esta pasta, poderá fazê-lo somente após inserir a senha.

4. Usando aplicativos do Office 365

O Office 365 da Microsoft vem com aplicativos de produtividade como Word, Excel, PowerPoint, etc. Se você estiver usando qualquer um desses aplicativos em seu PC, poderá proteger seus documentos e arquivos usando a opção de criptografia embutida.

  1. Por exemplo, abra seu documento no Microsoft Word;
  2. Selecione “Arquivo>Informações”;
  3. Agora, selecione a opção “Proteger Documento” e escolha “Criptografar com Senha”;
  4. Quando for solicitada a senha, forneça-a e selecione “OK”.

Na próxima vez, quando você abrir este documento, ele solicitará uma senha e, somente após a autenticação bem-sucedida, você poderá ver o conteúdo do arquivo.

Quem acessa e guarda arquivos importantes deve mantê-los seguros (Crédito: Unsplash)
Quem acessa e guarda arquivos importantes deve mantê-los seguros (Crédito: Unsplash)

Se estiver usando o OneDrive, você pode usar o OneDrive Personal Vault que permite aos usuários proteger com senha seus arquivos e pastas no dispositivo. Além disso, também oferece uma camada adicional de segurança com autenticação de dois fatores (2FA).

Dica Extra: Proteja arquivos usando OneDrive Personal Vault

Como alternativa, você pode tentar usar o OneDrive Personal Vault da Microsoft para proteger suas pastas.

O Cofre Pessoal é um armazenamento protegido no OneDrive que você só pode acessar com métodos de autenticação fortes, como impressão digital, rosto, PIN ou por meio de um código do aplicativo Microsoft Authenticator ou SMS.

O OneDrive Personal Vault é gratuito para uso com armazenamento e número de pastas limitados. Se precisar de mais armazenamento, você precisa se inscrever em um de seus planos pagos.

Por fim, gostaríamos de salientar que, independentemente do tipo de serviço de criptografia ou proteção de senha que você usa, sempre haverá o risco de que ele seja violado. Se seus dados forem extremamente valiosos, considere contratar um especialista para ajudá-lo.

Related posts

Sword Art Online | Terceira temporada cobrirá todo o arco Alicization

Rodrigo Estevam

NBA 2K19 renova (um pouquinho) a franquia de basquete da 2K Sports

Rodrigo Estevam

Conheça 6 cardgames que são destaques no PC

PlayReplay