Image default
Cinema

Filmes baseados em jogos: as promessas para 2016

Os videogames e o cinema nunca tiveram uma boa relação e nada que você disser vai alterar esse fato. A maioria dos jogos baseados em produções cinematográficas são, muitas vezes, feitos de qualquer jeito, apenas para aproveitar o momento e tirar algum dinheiro (salvo poucas exceções, como o clássico Goldeneye 007). Por outro lado, já é comum esperar fracassos quando um game é adaptado para as telonas — o filme de Super Mario Bros. que o diga.

Mas esse ano está com tudo para, finalmente, criar uma relação de harmonia (e, principalmente, qualidade) entre as duas mídias. Com grandes lançamentos esperados há anos e até algumas ideias que surpreenderam a todos desde o anúncio, 2016 quer mesmo mostrar que pode superar mais essa fase difícil. Vamos conhecer quais são as promessas que vão competir com os filmes de super-heróis no coração dos nerds cinéfilos!

Veja também:

E se o clássico filme “Curtindo a Vida Adoidado” fosse um jogo em 8-bit?
– Veja quem são nossos artistas favoritos para estrelar o filme de The Witcher

Angry Birds: O Filme

Por que não começar com a proposta mais inusitada da nossa lista? Quando esses personagens chegaram ao iPhone em 2009, nem a própria Rovio esperava que eles poderiam alcançar a sétima arte anos depois. Angry Birds: O Filme vai contar a história da qual já estamos acostumados a lidar nos jogos: os porcos roubam os ovos para fazer uma omelete e os pássaros vão atrás deles para recuperá-los.

Os pássaros tiveram uma repaginada biológica: agora eles tem mãos e pernas!
Os pássaros tiveram uma repaginada biológica: agora eles tem mãos e pernas!

Aliás, essa não é a primeira vez que a empresa aventura-se nesse mundo: ela já tem um próprio canal online, o ToonsTV, com desenhos animados dos seus mascotes. O filme, por sua vez, tem uma abordagem toda diferente (em 3D, com uma reformulação dos pássaros e do próprio universo deles) e promete trazer uma história bem mais profunda que a dos games. Feito em parceria com a Sony Pictures, ele estreia no dia 12 de maio de 2016 no Brasil, oito dias antes do lançamento nos EUA.

Heróis da Galáxia

Pelo título brasileiro, nem dá pra saber direito de quem estamos falando, mas aqueles que viveram os bons tempos do PlayStation 2 já estão animados faz tempo para ele. Heróis da Galáxia é como foi chamado por aqui o filme baseado no universo de Ratchet & Clank, grande franquia da Sony criada em 2002. A obra recontará a história do primeiro jogo com uma trama original, mostrando novamente o encontro entre Ratchet e o robô Clank e a sua primeira aventura juntos combatendo o mal.

Há 14 anos, esses dois vêm fazendo altas confusões
Há 14 anos, esses dois vêm fazendo altas confusões

Os fãs da franquia podem ficar um pouco mais tranquilos quanto a qualidade do título: a própria Insomniac Games, criadora dos jogos, está totalmente envolvida no projeto, que será acompanhado por um novo jogo para PlayStation 4. Ele chegaria ainda no ano passado, mas foi adiado e aparecerá nos cinemas brasileiros no dia 5 de maio de 2016. Por isso, pode ser que o filme de Sly Cooper (outra grande franquia da Sony), previsto para esse ano, demore mais para estreiar, mas nada foi dito ainda pelos produtores.

Assassin’s Creed

Depois de muita espera, enrolação e alguns adiamentos, o primeiro longa da divisão cinematográfica da Ubisoft será finalmente lançado! O filme de Assassin’s Creed promete não fugir muito da linha que já foi consolidada nos videogames, mas trará novos protagonistas na mesma pegada do “descobri que sou descendente de um Assassino e tenho memória genética”. O menino da vez é Callum Lynch e sua contraparte histórica é Aguillar, que viveu na Espanha do século XV; ambos serão interpretados por Michael Fassbender, que também é produtor do título.

Não sabemos muita coisa sobre ele, mas parece promissor, hein?
Não sabemos muita coisa sobre ele, mas parece promissor, hein?

Não se sabe muito sobre a trama ainda, mas já está confirmada a aparição de Alan Rikkin (interpretado por Jeremy Irons), personagem importante da série e que apareceu ainda no primeiro jogo, lançado em 2007. O filme deve chegar na América do Norte no dia 21 de dezembro de 2016 e não há data para o lançamento por aqui. Mas se você ainda quer ver Splinter Cell, Far Cry ou Watch Dogs nas telonas, é bom torcer para que mais essa empreitada da Ubi dê certo.

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos

Do lançamento do primeiro jogo da série, em 1994, até o anúncio do filme, em 2006, já foram doze anos. Quem diria que os fãs desse universo da Blizzard teriam que esperar mais dez para que ele se concretizasse? Pelo menos, agora já é uma realidade: Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos recontará o encontro inicial entre seres humanos e orcs, focando nos personagens de Anduin Lothar e Durotan, grandes conhecidos dos jogadores.

Quem diria que aquele jogo de MS-DOS ia virar isso!
Quem diria que aquele jogo de MS-DOS ia virar isso!

Uma das maiores apostas para o cinema em 2016, o título promete abusar dos efeitos especiais para criar a atmosfera que a mitologia da franquia sempre trouxe consigo. Há boatos de que ele se baseará mais nos eventos de World of Warcraft do que nas iterações originais da série, mas isso não é motivo para desanimar os fãs mais clássicos. Então, anote aí: ele chegará às telas tupiniquins no dia 9 de maio de 2016, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.


Com opções e propostas tão diferentes, será que dessa vez teremos bons filmes sobre jogos no cinema? É hora de separar uma grana, pegar a pipoca e ficar ligado aqui no PlayReplay para saber mais sobre esses filmes e muitos outros que encantarão as telas mundo afora.

Related posts

Vingadores: Guerra Infinita | Filme tem a maior bilheteria de estreia mundial de todos os tempos

Thomas Schulze

Revelada a primeira imagem de Orgrim, o orc protagonista do filme de Warcraft

Tayna Tavares

Como Relatos Selvagens me fez apreciar o cinema estrangeiro

Thomas Schulze